ANÁLISES PREDITIVAS

  • 1 Nossas análises preditivas e prescritivas são construídas a partir das mais inovadoras técnicas de aprendizado de máquina e inteligência artificial
  • 2 A partir de dados históricos internos e externos das instituições, desenvolvemos algoritmos de alta sofisticação matemática que descobrem padrões e correlações
  • 3 Tudo isso processado na nuvem, com os mais altos padrões de performance e segurança
  • 4 Nossos especialistas de negócio analisam e interpretam os resultados
  • 5 Nossas análises geram indicações e recomendações com alta probabilidade e assertividade de como será o futuro (predição) e o que fazer para que ele seja do jeito que sua instituição almeja (prescrição)

LAB DA JUSTIÇA

Esse tipo de análise é desenvolvida pelo Laboratório de Ciência de Dados da Justiça.

O Lab da Justiça é o time de ciência de dados da Softplan composto por uma equipe multidisciplinar especializada em Analytics, Big Data, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Computação Cognitiva.

Nossa missão é apoiar as instituições que compõem o ecossistema da justiça com análises preditivas e prescritivas, melhorando significativamente seu processo de tomada de decisão estratégica.

O Lab da Justiça aplica técnicas necessárias para o desenvolvimento de algorítmos de alta performance e processamento de uma grande massa de dados de diferentes fontes. Tudo isso orientado ao negócio, porque isso faz a diferença na vida das instituições que integram esse ecossistema.



PREVISÃO DE DURAÇÃO

Análise preditiva que permite antever e tomar ações para garantir a razoável duração dos processos.

Essa solução disponibiliza à instituição um modelo dinâmico – com alto nível de sofisticação matemática – de previsão da duração dos processos judiciais, a partir de seus dados de entrada os adicionais obtidos uma vez que se inicie a tramitação do processo.

Esse modelo permite visibilidade e rastreabilidade do processo e proverá à instituição insumos para uma tomada de decisão com maior assertividade, em todos os níveis da instituição, do operacional ao estratégico.


  • Previsibilidade sobre quanto tempo um processo deveria e irá durar

  • Que processos irão atrasar?

  • Que unidades precisam de ajuda?

  • Onde são aplicadas as melhores práticas?



PREVISÃO DE DEMANDA

Análise preditiva que proporciona assertividade na previsão de demanda de processos judiciais.

Essa solução disponibiliza à instituição um modelo com alto nível de precisão para previsão de demanda de processos judiciais, especificando quais (classe), onde (comarca) e quando (nos próximos 24 meses) processos judiciais entrarão no primeiro grau. Esse modelo proverá aos agentes decisórios elementos com alto grau de assertividade para sua tomada de decisão em assuntos relacionados a alocação de recursos, gestão orçamentária, qualidade na prestação jurisdicional e apoio à formulação de políticas públicas.

O modelo matemático de previsão foi construído a partir de técnicas de aprendizado de máquina, em especial a aplicação de algoritmos de árvore de decisão, a partir do histórico dos 60 meses de dados endógenos (duração do processo, casos baixados e novos), e exógenos, relacionados a dados do ambiente macroeconômico em que o Tribunal está inserido: taxa de inflação, desemprego, crescimento do PIB, crescimento vegetativo, taxa de juros e risco-país.


  • Otimização na alocação de recursos

  • Planejamento orçamentário

  • Estratégias preventivas